sábado, 24 de janeiro de 2015

Hummmm...

Se o Syriza falhar? Violência? Sim, sim, toda  a violência política é legítima, pelo menos enquanto não responsabilizam "fascistas infiltrados" por ela.

6 comentários:

  1. Para a esquerda revolucionária de cariz marxista-leninista a violência de esquerda não é toda legítima. Para Lenin o terrorismo, no caso o de esquerda, aquele por exemplo em que seu irmão estava envolvido era uma arma ineficaz e contrária aos interesses da luta do proletariado russo.

    O terrorismo para Lenin é a violência da "intelligentsia", das elites intelectuais, e não do proletariado.

    A única violência legítima para Lenin é aquela apoiada e sustentada pelo povo, no caso, em termos práticos e em comparação com o terrorismo, a guerrilha seria para ele uma forma preferível de organização de luta armada.

    João.

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer ainda que a direita vê na vitória do Syriza uma oportunidade para descredibilizar a chamada esquerda radical no plano europeu. Eu se fosse um homem de direita da UE com poder para isso tentaria criar especiais dificuldades ao Syriza e provavelmente nem teria muita dificuldade em encontrar aliados ao centro e ao centro-esquerda.

    João.

    João

    ResponderEliminar
  3. É isso que está decidido e conversado, João. A direita vai boicotar os fantásticos planos do Syriza (renegociação da dívida, produção sem lucro etc,) e fazer do caso um exemplo. É melhor nem saíres à rua nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre os que pensam que a política, nomeadamente quando toca a uma oposição a sério entre esquerda e direita, é uma brincadeira de bonecas.

      De resto cabe ao Syriza já ter antecipado esta inimizade e até boicote de modo que não fica ilibado de sua responsabilidade -- isto ao contrário do nacional-coelhismo que ainda anda a culpar o Sócrates porque são, como os loucos e as crianças, inimputáveis.

      João.

      Eliminar
  4. inda nem ganharam nem perderam mas já estão a estudar desculpas...

    ResponderEliminar