terça-feira, 30 de junho de 2015

Não será alterada...

até ao dia em que uma versão, digamos,  oriental seja apresentada.

Use enough gun

Como egoísta que sou, a solidariedade interessa-me muito. 
A propaganda que descreve os críticos do Syriza como comedores de velhinhos reformados  gregos é muito atraente. Quando eu era da idade minha filha mais nova, a solidariedade  já me interessava. Na altura  a ideia era de que o regime de terror sob o qual viviam cerca de metade dos europeus era propaganda da CIA. A solidariedade  do intelectual  de esquerda radical   era com os tanques de Praga ou com os inspectores da Stasi.

 Varoufakis também se interessa muito por solidariedade, propaganda, cultura e homogeneização. Tudo coisa boas de que também  gosto de discutir.
 O problema é que Goering nunca disse nada disto. A frase foi retirada de peça  Schlageter, de Hanns Johst , nazi notório, e tornada famosa por um filme de propaganda americano (podem ver  e ouvir ao  minuto 14)  da Segunda Guerra Mundial para pintar o nazi  como um iletrado. Que Varoufakis tenha ido buscar um exemplo de homogeneização e propaganda para o  seu artigo sobre  homogeneização e propaganda só mostra como é um tipo divertido.

Já sobre isto:  Borders are awful scars on the planet and the sooner we dispose of them the better. a coisa fia mais fino. A solidariedade de Varoufakis e amigos é para  com os gregos reformados velhinhos ou para com o internacionalismo  proletário e a revolução mundial? É que cheirou-me   a mofo...

Mais Kafka genial e o autodomínio

No Depressão Colectiva.

Pois é:

"As was to be expected, the Greek opposition parties, except for the Nazi-inspired Golden Dawn, expressed horror at the referendum".

Desejos-vos bom convívio lá na trincheira com os nazis.

Ai cariño pasa-me lo croqueta

Dezassete mil pessoas são o povo grego com Tsipras e o "Não".
Tem  sido assim na Europa nos últimos tempos: depois vem o povo  todo e os resultados são diferentes dos orgasmos  dos jornalistas das capitais.

Danado para a reinação

"Entrevista", dizem eles:

Por esta razão não houve lugar a réplica ou contraditório, apesar de algumas das afirmações o exigirem. O texto final foi manuscrito por José Sócrates, datilografado fora da cadeia e regressou às suas mãos para sucessivas revisões. A versão definitiva acabou por chegar ontem, ao fim da manhã.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

"Formavam filas sob o calor tórrido"

Orgulho por isto? 
Sim, os bons são sempre bons, independentemente de serem, ou não, bons.

Obama: há gregos

Aqui?

Propaganda

1) Se os gregos votarem a favor do acordo com os credores, é por medo e por causa de interesses materiais, mas quando elegeram um Syrisa que lhes prometeu o "fim da austeridade" foi por idealismo.

2) A ingenuidade é tão  enternecedora como a canalhice. Por que motivo temos todos os ex-maoístas e pós-estalinistas da Europa  a orgasmizar com um Syriza apoiado por nacionalistas de direita anti-europeus e pelos nazis do Aurora Dourada? Por solidariedade com a crise humanitária grega, não é?

A querela da Perella

O Correio da Manhã  diz hoje que o Tribunal de Contas "arrasa" a contratação da Perella  no negócio de privatização  da EDP e REN. Agora há-de adiantar muito...
Aqui podem enquadrar essa  história num contexto  mais...amplo


domingo, 28 de junho de 2015

E o pior

É esquecermo-nos que ainda vivem  e comentam muitos dos que sempre se estiveram  nas tintas para o sofrimento das pessoas  ( alguns  foram passear à  doce e rica   burocracia  do poder  e regressaram  agora à canalha posição  original).

No entretanto

[KappaResearch/ poll]: · 47.2% vote Yes (for agreement) · 33% No · 18.4% undecided /via /ht

Não sei ...

Esta geringonça que montei e à qual se juntou o prof Picoito tem um registo médio diário de 900 visitas ( excepto fins de semana), às vezes mais, às vezes menos.  É, portanto,  do meio da tabela, mas não atrai horda nenhuma.
 E sempre  é preferível isto de que  fala o Luís Naves ao internamento num laogai após a confissão involuntária  de actividades subversivas.  Nunca esquecer.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Isto não tem nada que saber

Ó Miguel, repare lá:
1) Levantamento popular
2) Segundo resgate
3) Espiral recessiva
4) Culpa do A.Costa

São só crianças

Dezenas de vidas lixadas para sempre, mas, afinal, o que importa isso quando vivemos num estado de alta  cultura e humanista?

Investiguem , investiguem...

Concordo a 100%:

E cheira  a esturro, muito a esturro. Não vejo nos media um décimo do descabelo que vi, e por muito menos, acerca de Relvas. E sobre este outro cancro político , idem.

Tradição

Este senhor é o patrão do último grande grupo industrial grego, o Halivourgiki ( aço), e chama-se  Giorgos Varoufakis. Exacto, na boa tradição dos marxistas-chics, pai do que andou até à semana passada entretido com teorias dos jogos.

Arrebimba o malho

Isto sim, é gestão, classe e inteligência. Ou dito ainda melhor.
O genial Jorge Jesus, a quem não escapa nada,  vai contratá-lo de certeza.

Camelória!!!!

Toda  a gente sabe que a ciência desde 2011 que está de rastos neste país ( assim como a cultura, a arte, a agricultura, a indústria, os caracóis  etc). É preciso deixarmo-mos de salamaleques e verniz de salão e chamar os nomes às  pessoas.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Este post não é sobre a Grécia. Ou talvez seja

Esqueçam o Tsipras e o Varoufakis: a verdadeira tragédia grega é a de António Costa. O homem, qual Édipo, pensou que bastava matar o pai para chegar ao poder (enfim, não é bem o pai, é o irmão, o Seguro, mas tenho que me cingir à Hélade e não dá jeito meter aqui o Rómulo e o Remo). Quando tudo parecia encaminhado, cairam-lhe em cima duas fatalidades: o Sócrates e o Syriza. De que não pode fugir e o atingiram sem aviso, como o destino faz aos heróis clássicos.
O Sócrates lusitano, tal como o de Atenas, farta-se de falar na prisão. Infelizmente, sobretudo para o Costa, não fala com a mesma sabedoria. De cada vez que fala, seja por carta, seja por cartaz, o PS perde votos. Não admira que a coligação PSD-CDS, mesmo depois de cometer o suicídio de se chamar PAF e não Antígona, esteja à frente nas sondagens. Costa desespera, até parece o Cinésias da Lisístrata, e reza a todos os deuses para que Sócrates seja rapidamente condenado por corrupção. Da juventude. Consta que, em privado, já lhe chama "filho da cicuta".
Quanto ao Syriza, é um verdadeiro cavalo de Tróia. O PS aclamou-o, festejou-o, recebeu-o em casa, e de repente, zás! (ou PAF!), começam a sair lá de dentro aquelas ideias malucas de chatear a Merkel e as "instituições". Cá para mim, o Costa devia ter olhado antes para dentro do cavalo, para evitar surpresas, mas já se sabe que os socialistas gostam imenso de mitologias. Tal qual o Barthes, que também não é desta história. Se tivessem olhado, a narrativa seria outra, o que não dá jeito, como já disse. Resultado: o Costa está metido num labirinto e não tem as asas do Ícaro. Aliás, as coisas também correram mal ao Ícaro. Sim, o Dédalo safou-se, mas tem um nome quase tão mau como a coligação.

Peau de chagrin

No Depressão Colectiva.

Não desistir

Inscrever esses 5754 relapsos num curso de cidadania.
Primeiro módulo: biografia de Rui Tavares.

O Pacheco Pereira e o Bloco ( mais moderado) fartaram-se de avisar de que valia a pena bater o pé em vez de sermos escravos da Merckel:

Ora vêem?

Movimentações

Os da associação pro vida  ficam  satisfeitos se o aborto passar a pagar taxa moderadora. É sempre  notável quando a dita civilização se calcula em trocos.
As  dos direitos da mulheres querem que o aborto continue a ser equiparado à maternidade em sede de direitos  sociais. Sim, de facto, quem quer saber se dão de mamar ou mandam para o lixo?

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mais coisas nossas:

Os pobres são gordos porque comem pizzas e hamburgers porque são pobres. Claro, os meninos ricos detestam pizzas, batatas fritas e  e hamburgeres.
Os marxistas de escabeche que campeiam por aí dizem estas alarvidades com indiscutível satisfação cultural.

Trigo limpo, farinha amparo

Dois anos de mandato e  já está em negócios com o futebol.
Solidariedade,  talvez...

Mais coisas que dizem imenso sobre nós

Agora ide ao "Avante!" e ao PCP, os locatários da liberdade , os rendeiros da luta contra a opressão em Portugal, ide ler  o que dizem esses moralistas sem vergonha sobre isto.
Decénios a fio a suportar regimes ao pé dos quais o Estado Islâmico é um aprediz e  conseguem , com o beneplácito do show bizz mediático, ostentar a medalha de  lutadores pela liberdade.
Obsceno.

domingo, 21 de junho de 2015

Mais, mais, queremos mais:

Muito mais. Só deram pela "gralha" cinco dias depois....
E  isto só  agora começou.

What's new pussycat?

"O autor do site é um doente mental".
O comunismo puro e duro  foi  sempre muito amigo da psiquiatria.

Um dos maiores: lutou contra os fascistas , foi baleado pelos fascistas vermelhos

Se és patriota , isto irrita-te:

Pela primeira vez em 13 anos, a construção está a crescer, tendo no primeiro trimestre deste ano registado 1.797 novas construções, avança o Diário de Notícias.

Em primeiro lugar, a nossa raiva ou o nosso interesse eleitoral:  só assim defendemos o país.

Todo contente

Vítor Pereira  esteve dois anos no Porto e foi bicampeão, um dos títulos  sem máculas ( derrotas). Assim logo, tumbas.Vai buscar. Como é que  a intelligentsia o vê? Como um imbecil que vai a pé a Fátima, ao lado da mulher,  enfiado num impermeável verde.

Jesus!
Levei aqui pancada anos a fio porque não nunca  lhe vi nada mais do que um bom organizador de tabelinhas atacantes que  esteve sempre  a marimbar-se para o  Benfica. Estou, portanto, a salvo dos antiácidos. O mito : Esteve seis anos, recebeu 194 milhões de reforços, vendeu 218 : saldo de 24 em seis anos , ou seja  o incrível lucro de 4/ano é um milagre, suas alcagoitas?
Foi campeão  três vezes. Vítor Pereira foi  2 em 2 . Duas finais europeias perdidas: genial. Se tivesse perdido três então  era um sobredotado. Villas Boas: uma  época, uma final europeia ganha: banal. Ide fazer o coiso de pino.
 O génio, o maior, não saiu para o Arsenal ou para o City só porque não fala inglês. Pois. E não foi para o Real Madrid porque é o único português que no habla portunhol. O que ele foi capaz foi de dar oportunidades  durante  um ano inteiro a cepos ( de Melgarejos a Emersons) e ignorar  benfiquistas talentosos.  Badamerda para vocês.

Tenho um benfiquista à frente da equipa. Óptimo. Irrelevante , dizem vocês. Pode ser que não. Ele há coisas que não têm preço. Este ano construir a equipa, se não formos campeões no problema.

sábado, 20 de junho de 2015

True detective

Aconselho-vos  a não perder a abertura. É sobre  o renascer do PS, o  encostar  a direita às cordas, o fim das benesses ao governo, o agora temos  um líder a sério  etc.
O que é que  a propaganda política  e o lip service têm  a  ver com o comentário político é da ordem do divertidíssimo...

Se ainda fosse com um grego....

"É-me por isso impossível olhar para o cerco que foi feito a Bruno de Carvalho, por causa do caso Marco Silva".
( Daniel Oliveira, Record, ontem)

Pois é, uma vergonha. Já um boss não pode despedir um gajo à ma fila e cercam-no logo. Cambada de comunas e de sindicalistas. Ainda  bem que  temos um Daniel  para lhes arrefinfar umas lostras.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Se a Baldaia é uma jornalista, eu sou o último rei da Escócia

"Passos Coelho  admitiu que o país está mais pobre, como diz a oposição, e queixou-se do azedume e do  ressabiamento  contra o PR  e o Governo" ,

O que disse o Passos ( em mais uma malha  obscena em Ferro Rodrigues):

"Todos sofremos  neste período, mas o sindicadores mostram que recuperámos  e essa recuperação parece causar azedume contra o governo e o PR quando estes  assinalam os aspectos positivos".

Eu tinha vergonha de  me considerar  jornalista, mas esta  trupe vai ter uma lição em Outubro.

Vamos acreditar

Que desta vez a sondagem será analisada pelos  analistas  analíticos políticos da TSF, SIC-N e TVI24h. Caramba, nem que seja para dizer que as setinhas estão muito bonitas, sim senhor, mas que as cores  e tal podiam  estar mais vivas etc.

Ou, então, para dissecar muito bem dissecadinho  o golpe palaciano que depôs Seguro com pretextos para compreensão de  debéis mentais ( o homem vinha de ganhar umas eleiçoes), mas que a máquina  mediática  dos socráticos e do grupo parlamentar nos vendeu com  a cumplicidade porcalhona ( para  a carteira profissional) de jornalistas avulsos e dos ditos analistas.
Tivesse Seguro tido  a coragem  de cortar, não com o passado ( uma infantilidade) mas com o presente da comandita socrática,  e talvez não o tivessem sodomizado.

Ora ora: não sei nada de direito, mas de patafísica....

E assim perguntar: uma investigação que dura desde 2013, o homem preso desde 2014, para quando a acusação a apresentar? Isto interessa-me muito. Encontrar  o nada sabendo que o nada existe,  mas que não o podemos interpretar porque o nada é anterior à representação.
 Muitos pós heideggerianos,  como Márcia Schubak, andaram de volta disto. Por outras palavras,  in emptiness, there is no place where we can place our hands and feet, no place where we can lay our heads.

Diz o juiz:

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Revisor precisa-se, no Observador:

.... vêem protestar ( gralha simples)
 ...Eu, por mim, aplaudo ( acontece, mas é calinada, se já é eu ...)

Da série "Pai babado"

(Clique para aumentar.)

Clausewitz na terapia

No Depressão Colectiva

Santa Comba-Atenas, os novos Sartres e os microcéfalos

À cautela, começámos já a restaurar o politicamento correcto, o verdadeiro, o da Bayer, enquanto organizamos manifestações com os nosso ministros, mostrando que o povo ( sete mil activistas) está do nosso lado ( só sete mil, nada que intrigue o bestunto dos nosso ditos jornalistas ).

 Convém deixar as luvas.
Estes tios e os novos Sartres, indiferentes aos esforços dos pequenos países do ex-Leste ( uma tradição sartriana), pomposos e arogantes (como este Viriato Soromenho Marques para quem todos os que pensam diferente são ignorantes),   estão-se nas tintas para os pensionistas gregos, para os pobres gregos, para os esfomeados gregos.Trata-se de revalidar  uma teoria fermentada no tempo de Babeuf e que fez o seu caminho na era  do proletariado. Cumpriu o seu papel, deu origem a um sistema de terror perfeito em meio mundo enquanto o outro meio a integrou ( sem o socialismo não teria havido direitos laborais, nehuma dúvida sobre isso pese as teorias mirabolantes da autoregulação capitalista da Deirdre)  como pôde.  Por isso a terrível Europa neoliberal, amesquinhda pelso novos Sartres,  é o paraíso para centenas de milhar de desgraçados que arriscam o pescoço para a alcançar.

Do outro lado, microcéfalos avulsos julgam ver uma vitória ideológica na  derrota de Tsipras-Varoufakis e na asfixia dos gregos. São os mesmos que fecham as fronteiras aos que nos procuram, não querem mendigos na ópera de Viena. Não há vitória nenhuma quando se derrota uma sociedade com o livro de cheques e abandonamos  um povo como um lastro inútil. Pagaremos a húbris  com língua de palmo. Como sempre.

Sartres? Sempre preferi  Camus.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Note-se o estilo do menino:

No DN, claro. Narrativa. Os tribunais agora não julgam, usam este termo dos grunhos:
"O juiz José Reis é, assim, o primeiro juiz a fugir à até agora narrativa de todos os tribunais que têm apreciado o processo que envolve José Sócrates".

O splitting verde veio para ficar

Por estes dias, o Maxi Pereira  entra em nossas casas nas transmissões da Copa America. Tenho-me rebolado de gozo a imaginar uma RMN ao cérebro dos  lagartos:
O hemisfério esquerdo ainda diz: robocop, porcalhão, protegido pelo sistema das nalgas; o hemisfério direito sussurra: jogadorzão, és dos nossos, o melhor lateral  da liga.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Isto dos alucinógeneos é tramado

Tenho mesmo de os deixar. Há pouco tempo  era fuck them, não era? Ou foi mais uma trip minha? 
Ainda bem que, na vida real, os políticos marxistas beau cadre, bon goût de jogos de consola e os ex-maoístas na andropausa preocupam-se a sério com as vidas das pessoas.

Uma lei de bronze

No Depressão Colectiva.

Um poeta em carne e lixo( já aqui o trouxe nos duetos), nada a ver com os pavonetes mediáticos

A lapa

É bem capaz de ser verdade: seis mil euros/mês  mais viagens para um tal de Carlos César fazer comício na RTP. No meio de terríveis defeitos ( não sou como os lapardões  que só assumem talvez um nadita de casmurrice e tal), a inveja não me assalta. Sou desprovido de sentido competitivo, por isso, se um tipo muito bom ganhar uma fortuna na TV, mesmo na  pública, é -me indiferente.
O problema é que o Real Madrid não oferece contratos milionários  ao Zé das Quelhas do Arrentela FC . 

domingo, 14 de junho de 2015

O mesmo FMI

Sim, o mesmo, cujas recomendações serviram este fim de semana para o PREC  mediático esconder mais uma bela sondagem  em que o PS do sobressalto cívico  se afundou.

O que seria de nós sem ti, Bruno?

Não esqueceste o berlinde?
Continuar, continuar, isto vai correr ainda muito melhor ...

PS: e que o afundanço vá sendo aconpanhdo de mais cenas destas.

Rigor nas contas públicas: silêncio que o peixe é graúdo

Na Metro Mondego os cartões de crédito pagaram jogos, perfumes e bordéis, no hospital do Barreiro e no IPO, o MP investiga  isto.
Não temam, o que continua a ser importante é se a professora reformada protesta contra o corte na pensão enquanto exibe o ar  obsceno de quem foi ao cabeleireiro.

Um mundo perfeito

Fair play e no fim ganha o Benfica ( como no hóquei, basquete e futebol).
É o colinho...

sábado, 13 de junho de 2015

Era tão bonito, lindo e primaveril que outros pensassem o mesmo:

"O meu clube é o Benfica, não o Jorge Jesus".

Já se fosse gorda

Seria uma falta de respeito para com os esfomeados.
Esta gente faz com a monarquia o mesmo que os activistas dos animais fazem com os aquários, os ensaios clínicos e o circo.

Da amizade

Toda a técnica de defesa tem sido batida nisto : não é crime acolher a generosidade de um amigo ( o livro de Fernando Esteves, que não percebo por que é atacado pela seita, pois elogia Sócrates  a cada duas páginas) tem o único mérito de sumariar o torneio num capítulo específico :  a cada acusação a defesa reconhece os factos, mas responde sempre que não é crime aceitar dinheiro de um amigo.

Diz  a seita que está a anotar os nomes dos que não se têm insurgido contra o atentado ao estado de direito que é prisão do chefe. Pois eu também comprei um caderninho preto: para assentar os que só vêm coincidências no facto de um empresário fazer negócios e lucros fabulosos enquanto oferece fortunas ao PM (em exercício à altura dos factos) depois  de este deixar o cargo. 
Imaginem o que não diria a  seita, que fez um escarcéu com o cartão de credito da Tecnoforma de  Passos Coelho  de 5000 euros, se soubéssemos  que Dias Loureito tinha, durante estes anos, ganho dezenas de milhões de contos em negociatas  para-estatais e depois passou a entregar  dez mil/mês  em envelopes  a Passos ou lhe pagou carnavais em Carcacas, festivais em Veneza e montes alentejanos  à ex-mulher.
A seita ainda nos diz mais: que outros meninos ( leia-se empresários) também tiveram lucros entre 2005 e 2011. É um argumento poderoso: isto tudo só seria uma vergonha se Santos  Silva tivesse sido o único empresário a ganhar dinheiro em negócios para-estatais entre 2005 e 2011. Para a seita, a trafulhice só existe  num mundo que não existe.
É, portanto, óbvio, e repito, que o MP nunca encontrará um anqueo entre as actividades do empresário e um cabelo de Sócrates. A natureza da amizade é avessa a recibos.


O profeta da pastilha

"Jesus seduz  Carrilo".
"Jesus seduz Danilo Pereira".
"Jesus seduz  Bruno de Carvalho".

Os lagartos estão  a um passo de nos revelar que afinal a pastilha elástica não é elástica, que o sedutor não  a masca  de boca aberta, que, enfim e de um modo geral, nem existe pastilha; e que tudo isto não passa de uma conspiração soez das nalgas, da Doyen, da Internacional Sionista, da UEFA, do Jorge Mendes e da Gazprom para achincalhar o novo profeta.
As conversões ou bem que são ou não são.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os donos

Do Benfica.

Ao contrário....

Em Portugal, pelo menos, há é muita fraude  política que se julga celebridade.
Isto é a variação política da loura  oxigenada com lentes de contacto azuis ou do careca cabeludo.
Em Outubro levam a injecção...

Ai Jesus

Que lá vou eu. Esperto...
A caminho de Viseu ( ou de qualquer sítio com alucinógenos bons)...

Um regalo

As sondagens do PS deixaram de ser análise nos noticiários  da TSF, nos programas de análise  politica da TSF , da SIC e da TVI da Constança.

Vitória, primeiras impressões

1) Ainda bem, porque  não gosto de vacas  gordas. E nada me dá mais prazer do que começar  a época sem  ser candidato e com os comentadores a alvitrar o dilúvio. 


3) Já temos um Chikabala marroquino  e um Labyad belga .Só nos falta um mini-Messi e  um Lampard da Bulgária.

4) Luisão está velho, já salta em falta metade das vezes. Se Vitória puxar a defesa para cima, com a lentidão  do Girafa, as gaffes do Jardel e mania que o Eliseu tem de estar a falar ao telemóvel enquanto  o adversário ataca,   vamos ter show.

5) Vitória vai deixar de montar o contra-ataque. Pressuponho que o swing ofensivo vai para as alas. Tudo muito bonito, mas os extremos vão ter de defender e passaremos a jogar com um único ponta de lança. Sim, pode haver Lima ou Jonas como avançados interiores ( falsos extremos) em trocas constantes  e então arrebentamos os convertidos logo no dia 9 de Agosto.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Prefiro o criacionismo

Já que estamos no domínio do misticismo, sempre é mais coerente. Ora vejam a nova definição histérico-narcísica de treino   e condicionamento:

Cavaco fez muito bem

Os bertoldos bem intencionados ( com os outros nem vale  a pena corroer as teclas) dizem que Cavaco devia ter falado para os que  ainda sofrem com a crise e não para os que estão bem instalados.
É digno de arquivo destes dias de lixo. O discurso de Cavaco, criticando a descrença e elogiando a nossa capacidade de lutar,  foi dirigido aos que sofrem.
Os outros, os que precisam de dez mil euros /mês  para sobreviver,  ou passam o reveillon na Venezuela, estão-se nas tintas para discursos.

Alívios e mais Kafka

No Depressão Colectiva.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Tanto barulho para nada


2) Continuo a dizer que é preciso um MP muito estúpido para  pensar que encontrará um único anqueo entre o dinheiro de Santos Silva e qualquer acção de Sócrates. Seja ele o anqueo entre uma casa de 800.000 euros no Algarve, um monte alentejano ou um simples envelope semanal de dez mil e qualquer negócio turístico ou sul-americano.
 Um indivíduo com dificuldades financeiras, um amigo generoso e um sistema bancário  indigno de confiança. E é tudo.

A regra do jogo

A barbárie grassa como fogo em esteva  de Agosto, perseguindo desgraçados  que só querem levar uma vida normal.
Este professor de Cidadania numa escola de Óbidos  foi condenado em 2004 porque confundiu os conteúdos curriculares. Em 2008 reincidiu e foi de novo condenado . O que faz agora esta pobre vítima da justiça popular, coitado, reintegrado e já de contas ajustadas com a sociedade criminógena que o condenou? Dá aulas a miúdos.

A demagogia é facílima, não é? Com facilidade posso fazer passar que isto é a regra quando não é, mas não tenham dúvidas que basta um único  caso em que uns idiotas abusem da informação contida num registo de pedófilos para incomodar o ex-condenado e logo os humanistas, cultos e ilustrados o apresentarão como regra.
Agora vou apanhar ar.

domingo, 7 de junho de 2015

American sniper: a vitória do cinema

Não  há um discurso sobre a podridão da guerra, não há  um diálogo ( salvo uma coisa de segundos entre irmãos e resumido a uns impropérios vagos) , não há uma citação de Camus ou Remarque, não há nenhuma  comparação palavrosa entre a vida  doméstica com a mulher e filhos e a poeira e sangue iraquianos.
Tudo se passa em cinema. As alterações, de início imperceptíveis, nos modos do sniper, o encolher de ombros, os silêncios. Quando quebra,  chora como um homem normal. A melhor cena é ele no bar, a cem metros de casa. Atende o telemóvel, é a mulher que lhe pergunta se está na Alemanha ou no avião. O tipo diz que já chegou. Ela reprende-o como a um garoto, manda-o vir imediatamente  para casa. Ele acaba a cerveja  e diz apenas " OK". A reintegração também nos oferece um ex-sniper sem discursos de arrependimento, mas comprometido: vai ajudar veteranos mutilados. Depois morre.
O cinema é a história que intuimos  a partir da ambiguidade das imagens, as palavras estão lá para acreditarmos no que não vemos.

Barthes na segunda circular

Como escreveu Barthes ( Ouvriers et Pasteurs, 1960, Critique), a coragem nunca é senão uma distância: a que separa um acto do medo original de que se destaca. O que temos então?
Por aqui,  o  Pedro Correia e os restantes convivas negam, com humor,  a evidência, incomodados com a ginástica*  a que foram obrigados nestes últimos dias. O que temem? Não sei, mas noto com agrado que já escrevem  anotações de pé de página: "faltam os árbitros", mesmo que .. ao que o DN apurou, o novo treinador do Sporting considera que a atual estrutura é bastante débil. É deixá-los insistir na ideia, não os contrariar nunca, pelo amor dos deuses...
Já aqui a coragem foi excelente. Da contenção à expansão nem quinze dias passaram, a padaria pode ter sido nacionalizada ou vendida a africanos. Também me agrada, sou sincero, porque, se regressarmos  a Barthes, temos o medo original em todo o seu esplendor: como abafar o despedimento de quem acabou de ganhar o unico troféu em sete anos?
Na minha casa, o silêncio e a refexão de L.F.Vieira: conheço poucas coisas mais perigosas, exceptuando a mamba negra ou um terramoto. A coragem mandaria ir buscar Marco Silva: diminuir a distância para o medo original, a saber, a saída de Jesus. Com o complemento  de colocar uma pressão brutal sobre nossos vizinhos.
Infelizmente, Vieira, se ainda o pensou ( e sei que o fez), acabará por tremer: vai colocar  quilómetros entre o medo  original ( a saída de JJ) e a sua pele.



* O meu caríssimo João Távora  comentava assim, a 20 de Maio,  a minha previsão de JJ no Sporting:
"De resto percebo o prisma da tua análise: se tal absurdo de consumasse, o Sporting ficava com tudo o que é mau e o Benfica com as vantagens".

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Da série "O som e a fúria"

"For me, forensic engagement restricts the poem to the exam hall, where it will soon be forgotten. It is memory that takes a poem outside and into the world. The poem then exists in the street, on the bus, in the pause between stations. I don´t want poetry to be a political battleground. I just want people, of any age, to remeber the stuff, for no better reason than it´s wonderful. Because it expresses the essence of what it means to be human - and life would be empty without it. If the poem is never known by heart, it stays on the page, little more than a crossword puzzle, a plaything of clever cleverness and never personally meaningful. It can never spontaneously arise at the right moment to provide comfort, solace, wisdom. It can never provide joy."

C.P. Nield, "Learn it by heart for the sake of civilisation", in Standpoint, May 2015

Merecemos melhor

Dizia o George Bernard Shaw que a democracia é a melhor garantia de sermos governados como merecemos. Um aforismo tipicamente shawiano, não sei se emitido antes ou depois da sua visita à União Soviética, que se assemelha à vox populi segundo a qual cada povo tem os políticos que merece. Veio-me isto à memória por causa de uma crónica do Douglas Murray, na véspera das últimas eleições britânicas (Spectator, 6/5/15), em que ele negava com veemência a sabedoria cínica da frase. Não para dizer que os políticos são melhores que os eleitores, afinal, mas para dizer o contrário. Olhando para o vazio das campanhas de Cameron e Miliband, o cronista concluía que os súbditos de sua Majestade são em geral bem melhores  que os seus MPs.
Não sei o que ele diria de Portugal, se fizesse o mesmo exercício. Seremos nós, os Silvas e Picoitos deste país, melhores que Passos, Portas e Costa? Ou Sócrates e Relvas? Ou até Duarte Lima, Armando Vara e Isaltino de Morais?
Modéstia à parte, diria que sim. E parece-me que a maioria dos portugueses também. O que ajuda a perceber o famoso distanciamento entre eleitores e políticos, ou a aparição de fenómenos populistas como Marinho Pinto e Sampaio da Nóvoa. Talvez a causa da lamentada abstenção esteja aqui e não no sistema eleitoral, na vacuidade dos programas partidários ou no fim das ideologias. Como quase sempre, o problema é de pessoas. A reforma mais urgente da política é a reforma dos políticos. Merecemos melhor.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Marco Silva no Benfica: com justa causa

Agora é tarde, Gabriel

Quando entregámos um campeonato à sexta jornada com o Roberto, porque o Jesus não deu o braço  a torcer, onde estavas tu?
Quando entregámos outro com o Emerson, onde estavas tu?
Quando íamos fazer do Melgarejo um novo Coentrão, onde estavas tu?
Quando enxotámos o Bernardo  Silva e o Cancelo, porque o "ego" do  Jesus só  queria jogadores descobertos por ele, onde estavas tu?
Quando todos os  anos  o  Jesus  fazia  a rábula de ser  desejado no FCP  e engordava a conta bancária, onde estavas tu?

Boa sorte para o Jesus e umas intermináveis  férias para ti.

Ponto de ordem estóico-epicurista

No Depressão Colectiva.

Mudança de "paradigma": lesados do BES, todos a Alvalade

Vocês agora vão passar a manifestar-se em Alvalade, onde o dr Ricciardi e o eng Álvaro Sobrinho enfiam dinheiro  às toneladas.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Spin da Reboleira: " o povo benfiquista está em choque"


Eu por acaso estou. Tão excitado que adiantei  a mesada à  minha mais  nova  e combinei levar o mais velho a ver o Chick Corea e o Herbie Hancock  no  EDP Cool Jazz.
Este Santos Guerreiro ( o mesmo que previu o fiasco  absoluto da Benfica TV) é useiro e vezeiro: quando a coisa correr para o torto, vai ser  o primeiro  a atirar a pedra.
Cá estaremos,  com amostras  gratuitas de donepezilo.

PS: ao contrário do que por aí se diz, JJ e BdC  vão dar-se bem. Nos primeiros meses.

Restaurador Olex


Um Vitória benfiquista, já  campeão  pelo Benfica ( em juniores) no Benfica.
Um sportinguista,  tanto que aceitou baixar o salário, no Sporting.
Assim é que é bonito, Deus é grande.

PS: engolimos sapos. Ou então apagamos  2356 posts sobre o JJ. Deus é grande.

Surface verano (15) : aí seu teso, mostra-lhes como é

"Nenhum político que se oponha à austeridade quer propor, como alternativa, uma austeridade ainda mais violenta. Só que eu não sou político. E posso defender que, enquanto a austeridade no quadro do euro não cria um único factor que nos permita sair da crise, uma saída do euro poderia fazê-lo".

Por motivos misteriosos, esta receita, que era óptima para Portugal, agora é uma vergonha sem nome imposta à Grécia pela nazi Merckel.
Coisas de um profissional do  show bizz.

Surface verano ( 14) : cientista social Casas Bahia e tragédia gostam de favelado mais que nutella

terça-feira, 2 de junho de 2015

Ide, ide

Que eu não posso, pese o jeitoso convite da Carla e o desafio a ler a história de Lucrécia.
É bom de certeza, kiss kiss.

Morrer é prático

No Manual, no Depressão  Colectiva.

Surface verano ( 13): transmutação provável

Menos mal. Pior é António da Nóvoa dizer estas  coisas cercado dos mesmos lisboetas ( conceito blanchotiano que não condiz com o recenseamento, antes com a capelinha) de sempre, grávidos de cultura mas que têm de ir a Londres variar dos ares da merdaleja.
Ainda assim, boa sorte para Sampaio da Tróvoa.

Surface verano ( 12): literatura do prazer e literatura do gozo, aceitam-se sugestões

Surface verano (11)

Perguntem ao A. Huxley. Em alternativa, adoptar. Outra alternativa : um yorkshire terrier.
Uma estucha, esta coisa dos filhos. Ainda por cima mamam.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mais mitos

Os animais só atacam porque os homens lhes reduzem o habitat e os matam à fome:
 "The attraction was opened by the Chipperfield Circus in 1966 and is described as a mix of zoo and game reserve with “super close-up animal views guaranteed”.

A prática e a teoria

Em Espanha,  o  rei foi enxovalhado na final da taça com o seu nome. Lá se vai a "união acima das querelas políticas".
Em Portugal, também na final da taça, mas  com o nome do país, o hino foi cantado por 50.000 vozes e o PR saiu satisfeito.

Mitologia

A Helena Matos elenca aqui vários faux pas da nossa Segurança Social. Há um problema e escolho os pontos 3 e 9:
O contrato social construiu a vida das pessoas. É claro que , como toda  a gente, conheço pessoas que recebem  muito mais do que a sua contribuição sugeriu, mas foi o contrato. Por outro lado, serão os jovens a pagar esse contrato. Bem, eu não sou jovem ( tenho 49 anos) e não tenho ilusões, mas é o contrato.  A questão é: o que acontece quando se rasga o contrato?
No outro dia estava a ajudar a minha mais nova ( 10ºano)  para o teste de filosofia. O professor deu-lhe Rawls. Fui buscar o original da Teoria da Justiça ( como equidade) e conversámos. A tese pareceu-lhe boa, mas expliquei-lhe que na vida real é muito difícil existir o véu de ignorância: os nossos interesses colam-se-nos à pele.
Assumindo que um contrato pode ser rasgado, porque as condições ambientais mudaram,  então outros contratos, podem, igualmente, e  pelo mesmo motivo,  ser rasgados. O que estamos dispostos a rasgar, Helena?

Fado e discussões

No Manual, no Depressão Colectiva.