domingo, 17 de agosto de 2014

Lisboa 1972 , Lisboa 2014

Curt Meyer-Clason, amigo de  José Cardoso Pires e Bernardo Santareno, tradutor de Luandino Vieira, num jantar de aniversário de Isabel da Nóbrega:

"Juntam-se umas cinquenta pessoas, oposição , escritores, músicos, actores, artistas pláticos. a velha guida da revolta mansa, os mais dotados do país,  que se apresentam  como elite e defensores do povo, mas que sabem menos  do povo do que qualquer habitante de um país do centro-europeu(....).
(...) Luta de classes, claro, mas como objectivo distante e utopia. Se um deles quisesse fazer falar um camponês , no palco ou num romance, teria antes de fazer pesquisa com fita gravada e  bloco notas".

Pouco  mudou. A guilda mansa entretem-se, agora  sem risco nenhum,   a fazer e desfazer partidos e plataformas nos intervalos  das viagens para fora da piolheira.

9 comentários:

  1. Desconhecido Alfacinha18 de agosto de 2014 às 01:39

    "Bernardo Bantareno" não, Bernardo Santareno. certo ?

    A Isabel da Nóbrega foi a Senhora que ensinou o Saramago a escrever...

    ResponderEliminar
  2. faço um paralelo com o turbilhao de poeira cosmica -por vezes nascem umas lindas estrelas

    ResponderEliminar
  3. Nem de propósito.. Ando a ler o "Alexandra Alpha" do Cardoso Pires (que escritor extraordinário). E fiquei exactamente com a mesma sensação ao ser "apresentado" à roda de amigos de Alexandra: eram todos cidadãos de um país que desconheciam por completo.

    Aliás, parece-me haver muito de Cardoso Pires nos seus retratos das "Personagens do Meu País".. Ou estarei enganado? :-)

    ResponderEliminar
  4. Pouco mudou desde 1972? Provavelmente também dirias que pouco mudou desde que se reunia a elite da capital nas conferências do casino no séc. XIX. Começa por definir agora "camponês", para nos divertirmos.

    caramelo

    ResponderEliminar
  5. Mudou muito: a net, o tweet, os tm.
    Camponês: vou tentar arrajar-te o contacto do Meyer Clason.

    ResponderEliminar
  6. Ora pois. Manda mas é uma receita de moelas guisadas, daquelas de comer só com pãozinho. já andei à procura, mas tu sabes coisas que mais ninguém sabe, ervinhas e tal. Isto é uma proposta séria, nada de brincadeiras.

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também a sério, juro detesto moelas.

      Eliminar
    2. a sério? pronto, obrigado na mesma.

      caramelo

      Eliminar