quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O respeitinho salazarento

Bagão Félix está na SIC-N a queixar-se, sob  os esgares de deleite de Ana Lourenço,  de o acusarem de delito de opinião sobre o manifesto da PT.
Bagão tem uma opinião e aceita  que os outros  têm o  direito a discordar,  mas em  termos que ele considere. Parece que não se pode falar de brigada de resgate. Bagão não gosta. Bagão  preferia qualquer coisa  dita de boina na mão como :" O sr. dr. Vexa queira desculpar mas não tenho a certeza de concordar consigo  nesta matéria, não leve a mal, por amor de Deus etc etc".
Verdade que este incómodo diante da hubris opinativa estende-se a mais gente: Pacheco Pereira,  Marinho Pinto,  Baptista Bastos etc. Passam  a vida a  amaldiçoar o Portugal atrasado do Estado Novo, mas afinal são  todos do tempo do respeitinho.

5 comentários:

  1. Hahaha, nem acredito! O Bagão Félix foi atacado e reagiu, end of story. Chamou-lhes idiotas, como provavelmente ambos fariamos? Não, reagiu com muita contenção. Essa do “posso opinar, se faz favor?” é pergunta a fazer ao senhor primeiro ministro e sua larga entourage, como bem sabes. Ou não. Tu, como andas numa intermitência espacio-temporal, vês algumas coisas, mas ignoras outras.

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, pá, disse, como JPP já disse, que são acusados de delito de opinião, pessoas que não podem ter voz etc etc etc.E já o disse mais vezes.
      Ignoro, não é? Eu aqui só escrevo para um lado.


      Eliminar
    2. Ora, não sejas literal, consegues melhor do que isso. Esses não têm medo de ser censurados a lápis azul por “delito de opinião”. É apenas este clima novo de que qualquer opinião contrária ao governo prejudica os interesses nacionais. Seria uma obrigação moral apoiar este governo, digamos. Para além de que estes pica-miolos, como os seus renónhós permanentes, podem desmobilizar a malta, provocando-lhes desânimo e apatia. Portanto, é uma batalha interna e externa de credibilidade e mobilização. Como é que estão as tabelas de venda de carros e os aumentos na Autoeuropa e na Microsoft Portugal?

      caramelo

      Eliminar
    3. ná ná ná...logo tu que tantas vezes lês a Helena Matos desta vez escapou-te:
      http://blasfemias.net/2014/11/04/queridas-14-personalidades-onde-estavam-em-2007-quando-a-pt-nao-podia-ser-comprada-por-empresarios-portugueses/

      Eliminar
  2. As opiniões contrarias podem e devem ser feitas como o autor quer.Sem discussão. Que alguns métodos de o fazer tornam a aspereza prejudicial isso torna. Os métodos sul americanos como o Socrates era recebido onde fosse que se nota agora também com o Coelho e o Cavaco, são condenáveis e basta ver os exemplos da Venezuela e agora o Brasil da Dilma para ver que a influencia na vida social diária é bem negativo. A influencia que exerca no comportamento violento não se pode estabelecer directamente como tambem não se pode estabelecer o aumento de suicídios quando os meios de informação (livres e irresponsáveis) se entretém em descrever cenas semelhantes com pormenores, mas que acontecem , acontecem e isso são factos não opiniões.

    ResponderEliminar