sábado, 12 de abril de 2014

l nemico del Fascismo è il tuo nemico: non dargli quartiere



O  futurismo de Marinetti: Nessuna opera che non abbia un carattere aggressivo può essere un capolavoro ( texto completo ) . Boccioni esculpui essa coisa  aí em cima : Forme uniche della continuità nello spazio. Foi feita em gesso, o bronze foi adicionado mais tarde. Na Frente Ocidental italiana de 1916, os soldados usavam miniaturas do trabalho de Boccioni. Os bons entendedores consideram que esta figura vitalista antecipou o Homem Novo fascista. Marinetti juntou-se ao fascismo, Boccioni  caiu do cavalo  e morreu na guerra.
O título em italiano deste post é do decálogo de 1942. É uma  ordem adaptável a outros vitalismos que agora andam por aí. Refiro-me aos que possibilitam reunir os seres superiores, aos que têm "o dever moral" de assinar manifestos. É uma ordem de trincheira, que não admite nada e justifica tudo.
Antes cair do cavalo.

1 comentário:

  1. de quando em vez todos caimos do cavalo como Umberto Boccioni.

    'morra o Dantas' baseou-se no 'manifesto do futurismo' de Filippo Marinetti:
    «Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.
    Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academia de toda natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.
    Nós cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas elétricas»

    ResponderEliminar