quarta-feira, 23 de abril de 2014

O ópio do povo e tal

"Manuel Alegre não deixou de revelar um olhar mais descontraído sobre os fenómenos sociais, constatando que, nos últimos tempos, “nunca se viu um mar de gente na rua como na celebração do Benfica, de que gostei, mas que também me deixou preocupado”. Para o antigo candidato à Presidência da República, “isto também revela a necessidade das pessoas se libertarem de um vazio que existe”.

As pessoas não "foram para a rua libertar-se de um vazio que existe".  As pessoas foram celebrar a vitória da sua tribo.
No futebol não há revolução nem democracia. O futebol é popular,  instintivista, despolitizado. Um povo são é espontaneamente aristocratista ou monárquico  ( Pessoa).

5 comentários:

  1. Tribal, é, sempre; despolitizado, nem sempre, porque a politica também pode ser tribal. Encontras por essa Europa fora clubes assumidamente de direita e clubes de esquerda (Lázio vs Roma, é um clássico), nos paises de leste, clubes comunistas e clubes anti-comunistas, etc. Não deve estar nos estatutos, mas as pessoas matam-se na mesma por causa disso depois dos jogos. já para não falar dos fenómenos do nacionalismo, de que aqui só há um leve perfume com o nortismo do FCP, uns meninos, comparados com o Athletic Bilbao ou o Barça, ou os balcãs, por ex. O clube mais despolitizado e ecuménico do mundo deve ser o Benfica. É só mesmo amor a uma equipa de futebol, que une esquimós a transmontanos e até lisboetas. Até deve chatear ser sócio do Benfica. Está bem vista a minha análise, ou não?

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejamos: podes politizar kikuyos, balantas, bijagós ou habitantes de Cerro das Pretas. Claro.
      A coisa é outra. Eu devia ter escrito" a-politizado". É antes da política, primário a ela. Com sorte y tempo, desenvolvo uma resposta à altura do teu argumento.

      Eliminar
  2. Encontrei este texto interessante:

    http://www.vice.com/en_uk/read/livorno-are-keeping-communist-italian-football-alive
    (lembro-me ainda vagamente de umas diferenças classistas e politicas entre a CUF e o Barreirense, etc)

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para não falar da forma intocada como os 3 grandes clubes atravessaram 74-75...

      Eliminar
    2. É uma grande verdade. Não passaria pela cabeça nem do arnaldo matos a ocupação do latifúndio do relvado da luz para a reforma agrária. Chão sagrado, como o terreiro da cova da iria.

      caramelo

      Eliminar