terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Obrigado, Dr. Araújo


Ontem, quase por acaso, vi a entrevista de João Araújo, o advogado de Sócrates, ao telejornal da SIC. Uma entrevista muito esclarecedora. Não apenas sobre a estratégia da defesa de Sócrates, que passa, ao que tudo indica, por descredibilizar a acusação, atribuindo-lhe fugas de informação para o Correio da Manhã, motivos políticos e ausência de fundamentos. Já suspeitava que os tiros iriam por aqui, tendo em conta um célebre tweet da mulher do ilustre causídico (entretanto apagado) no dia seguinte à prisão do nosso ex-PM, mas ontem fiquei com a certeza.
Se esta estratégia é legítima ou eficaz, deixo a questão aos especialistas. O que, para mim, é muito mais esclarecedor é João Araújo não ter negado, quando o podia fazer, a veracidade da fuga de informação sobre a interferência de Sócrates na nomeação de Afonso Camões para director do Jornal de Notícias, com o explícito objectivo de combater o odiado Correio de Manhã. Por outras palavras, o ilustre causídico mostrou-se muito mais empenhado em descredibilizar a acusação do que em negar que um ex-PM tenha mexido os cordelinhos para condicionar a liberdade de imprensa. Também deixo esta questão aos especialistas e, em especial, aos Charlies do PS, sempre tão proclamatórios da liberdade de imprensa, da democracia e de outras coisas pelas quais fizemos o 25 de Abril e tal.
E deixo estas questões aos especialistas porque, até ontem, eu era o único português sem qualquer certeza sobre a culpabilidade de Sócrates no caso da "malandragem", como disse o Dr. Charlie Soares, que o colocou em prisão preventiva. Agora, graças à esclarecedora entrevista do Dr. Araújo, sei que Sócrates tem muito mais medo das acusação do Dr. Carlos Alexandre do que da acusação de mexer os cordelinhos para condicionar a liberdade de imprensa. Uma acusação tão grave como a de corrupção, parece-me. E andávamos nós preocupados com o Relvas. Obrigado, Dr. Araújo. Já posso acreditar no Correio da Manhã.

18 comentários:

  1. De que vale ao advogado negar ou deixar de negar? Se ele negasse, você acreditaria? Você até já decidiu que era verdade só porque o advogado não negou, como se ele tivesse que andar a negar tudo e mais alguma coisa que dizem de Sócrates, como se o advogado não estivesse mandatado para um problema específico que não é de todo este tema das acusações de intervir sobre a liberdade de imprensa. Não arranje desculpas com o advogado para acreditar no correio da manhã. Assuma-se.

    João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Atentar contra a liberdade de imprensa até uma coisa de somenos, para quê perder tempo com esse pormenor? Continuem. Pode ser que ninguém repare.

      Eliminar
    2. Atentar contra a liberdade de imprensa, tenho a impressão, seria um crime. Quando José Sócrates for acusado desse crime e precisar de um advogado que o defenda aí você poderá ver o que ele diz. Agora, este advogado está a tratar de outras questões que não têm nada a ver com a liberdade de imprensa.

      João.

      Eliminar
    3. Continuem. Pode ser que ninguém repare.

      Eliminar
  2. Só uma coisita Camões (o mau) foi escolhido para Director do JN em Setembro do ano passado http://www.publico.pt/politica/noticia/afonso-camoes-renuncia-ao-cargo-de-presidente-da-lusa-1671410

    Leitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que chatice, PP. Mais uma vez os factos a estragarem uma bela história.

      Eliminar
    2. Pois, e a conversa de Camões com Sócrates foi a mando do actual do Governo. Qual era mesmo o facto?

      Eliminar
  3. Ó homem, leia ao menos o companheiro.
    http://nadaodispoeaac.blogspot.com/2015/01/se-nao-conseguem-ter-cabeca-fria.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, mas isto não é o PS. Aqui nem todos têm a mesma opinião nem há argumentos de autoridade.

      Eliminar
  4. Ainda bem que têm opiniões diferentes. Mas que estejam alinhadas nos mesmos factos. FNV constrói a partir da informação correcta de Afonso Camões ser nomeado director do JN 3 anos depois de JS deixar de ser primeiro ministro. Você elabora a partir de uma falsidade. Sócrates não era primeiro ministro ministro quando AC foi nomeado. Qual é o mal de alguém fazer uma recomendação para esse cargo? Acha que os directores de jornal deveriam ser escolhidos por sorteio?

    ResponderEliminar
  5. Não, claro que não. Deviam ser escolhidos (ou "recomendados") por um ex-PM com um historial de pressões sobre jornalistas que publicam notícias incómodas. Francamente, como é que alguém pode ver algum mal nisso?

    ResponderEliminar
  6. "historial de pressões sobre jornalistas que publicam notícias incómodas".
    Quais jornalistas? Políticos que escrevem em jornais que não olham a meios para atingir os objectivos da sua agenda, seja praticar devassa da vida privada, fantasiar insinuações ou até fingirem-se vítimas dos seus inimigos? É um serviço público desmascarar essa gente.

    ResponderEliminar
  7. Sócrates para o panteão já. Ou pelo mensos a canonização.

    ResponderEliminar
  8. Pode não ir ao panteão. Mas que não haverá poucos na história a recordá-lo como vítima da maior série de crimes praticados com objectivos políticos, desde as FP 25 até agora, em Portugal, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crimes das FP25? Tem piada... E eu a pensar que os crimes das FP25 tinham sido amnistiados pelo mesmo Dr. Soares que jura a inocência de Sócrates...

      Eliminar
  9. Olhe, estou agora a reparar, as minhas meias também estão rotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é pedir um empréstimo ao amigo do Sócrates para comprar umas novas. Em Paris.

      Eliminar