terça-feira, 19 de maio de 2015

Sempre histéricos, sempre impotentes

Num país em que um Madureira super-dragão  publica um livro a descrever, com  orgulho,   a bandalheira que a claque faz ( e o Expresso deu-lhe honra de capa da revista), em que centenas de vezes as estações de serviço das autoestradas são assaltadas e destruídas, em que adeptos são esfaqueados, enfim, em que a baderna geral dos adeptos é regra, o episódio  que suscitou "a reflexão sobre a violência no futebol" foi o de  um polícia a bastonar um adepto.
Agora vão passar ao hóquei.

6 comentários:

  1. Filipe, acho que despoletou uma reflexão sobre a violência policial, e não sobre a violência no futebol. São distintas e ambas são graves. Em todo o caso, sei que a violência no futebol é uma realidade, e não estou certo de que haja violência policial generalizada. Mas, vendo o vídeo que mostra o que sucedeu em Guimarães, acho preocupante que alguém que representa o Estado (no que concerne ao monopólio do uso da força) aja daquele modo e que haja quem desculpe aquele comportamento (apesar de discordar da forma como expõe a questão, não me parece ser o seu caso).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Carlos: ouvi na Tv um imbecil adizer que o que se passou no Marquês pode ter sido por causa do episódio de Guimarães.
      Em Inglaterra toco e qualuqre anormal que atir eum isqueiro sequer é identificado e, para além da acção judicial nunca mais entra num estádio. Agora veja os links , multiplique-os por mil e conclua sobre o debate em Portugal.

      Eliminar
    2. imagens:
      http://observador.pt/2015/05/19/video-dos-adeptos-roubaram-guimaraes/

      Eliminar
    3. De facto, o tal subcomissário devia era ter ido pró marquês!! Indefensável, o tal jumento fardado. Tenho ouvido comentários, ainda mais imbecis doque os imbecis encartados, de quem aqui, o caro FNV, e bem, escarnece. Até a ala conservadora, onde a minha costela superior se costuma situar, persuadida pelo direito natural, desdenha da nódoa que nos deixa consternados. O principal motivo de consternação, para muitos, meu caro, reside no exacto e preciso ponto de abrir argumentário, precisamente, aos imbecis encartados que aqui, e bem, aponta!! De facto, ninguém se indigna por ver a polícia vergastar um arremessador de calhaus, nem o próprio arremessador!!

      Eliminar
    4. Filipe, achar que o episódio despoletou uma reflexão sobre a violência policial talvez tenha sido bondade minha; enfim, despoletou o tipo de debate que é possível em Portugal, onde tudo é reduzido a estar contra ou a favor, quase como as claques. Em todo o caso, sendo certo que o alegado nexo causal que alguém mencionou na TV é uma barbaridade, não é menos certo que me preocupa mais que alguém que representa o Estado e que dispõe do monopólio do uso da força para a manutenção da segurança pública aja como aquele polícia agiu do que os crimes cometidos pelas claques. Com isto não pretendo minimizar a gravidade do comportamento das claques, e muito menos desculpá-lo, até porque me parece que criaturas como o Madureira e afins deviam estar enjauladas.

      Eliminar
  2. O Madureira ainda vai a subcomissário, vai ver!!

    ResponderEliminar