terça-feira, 5 de maio de 2015

Das pessoas e das suas motivações:

1) Em 2009, Pacheco Pereira escrevia excelentes coisas destas: ( bolds meus):

"As variantes daquilo que se chama vulgarmente o "modelo social europeu", um produto de uma conjugação de processos, desde o movimento sindicalista reformista com ligações próximas ao Estado, o poder político dos partidos sociais-democratas e socialistas, o ascenso do Estado-Providência, num contexto garantístico que acompanhou o crescimento económico europeu, revelaram-se capazes de garantir um conjunto de "direitos sociais" que efectivamente melhoraram a condição de vida dos trabalhadores. Melhor: dos trabalhadores que tinham emprego, porque, mesmo no seu apogeu, que já está no passado, nunca foi capaz de dar aos desempregados mais do que os subsídios de desemprego ou de os canalizar para o subemprego por via de programas de "formação profissional". O modelo não é eficaz nem para criar emprego, nem para o proteger em tempos de crise".

e propunha:

 "Por isso, em tempos de crise, mais valia adoptar-se algumas medidas, mesmo provisórias, mesmo com data marcada para terminarem, para criar um mercado de "trabalho cinzento" com um mínimo de regulação para proteger a dignidade de trabalho, mas sem a rigidez e o garantismo da nossa legislação de emprego, que não impedirá um único despedimento, mas ajudará a provocar bastantes.



2) Bagão Félix apareceu-me no outro dia  num programa daqueles em que participam o revolucionários das utopias pré-terror com o mesmo discurso  babado que conheci quando andei no teatro universitário há 30 anos. Um Bagão Félix que, em 2006,  foi alvo de, por exemplo, isto:

"Esta é a mesma politica do Ministro Bagão Felix – cujo programa definiu acabar com as funções sociais do estado e proceder à privatização dos serviços públicos.
Querem abrir o caminho à privatização da segurança social, avisou desde logo o PCP.
“Contráriamente às aparências, Bagão Félix está mais determinado que qualquer outro ministro, sabe melhor que qualquer outro como atingir os seus objectivos, e as suas reformas poderão atingir bem mais profundamente - e negativamente, em minha opinião - o bem estar dos portugueses que muitas outras anunciadas” notava Boaventura de Sousa Santos na “Visão” em 16 de Maio de 2002".

1 comentário:

  1. Meu caro, do JPP já quase ouvi tudo e o seu contrário, depende do vento!! Nem sei como é que o JPP ainda tem cu para o JPP!!
    Do Bagão Felix, a coisa é diferente. Tem uma natureza distinta!! Há uma procura genuína pela redenção!! Foram muitos anos a virar frangos, a mexer e remexer no vil metal!

    ResponderEliminar