sexta-feira, 11 de julho de 2014

À atenção do meu caro Henrique Pereira dos Santos

"Daí que o problema seja também nacional, porque se o mercado se fecha para o BES, quem paga é o país. Porque alguém terá de financiar o BES".

( por causa de uma aposta feita aqui há um par de meses)

9 comentários:

  1. Para o dossier do jornalismo chavista:

    http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/o_presente_de_14_milhoes_de_ricardo_salgado.html

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e o prémio para estes incompetentes funcionários públicos são reformas milionárias, em vez de irem a tribunal.

      Eliminar
  2. 1) Só agora vi o post e agradeço o tratamento VIP;
    2) Não me lembro da aposta, se me disser qual foi, podemos discuti-la;
    3) O post para que remete é um post interessante e informativo, mas tem o problema de misturar problemas dos accionistas, com problemas do banco;
    4) A família Espírito Santo até pode perder toda a sua participação no banco e falir totalmente, ficando a depender da sopa dos pobres sem que isso provoque nenhum problema de maior no banco;
    5) Assim sendo, prognósticos só no fim do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh mais uma apostilla. lembra-se bem decerto.
      Lá está o Henrique a procar-me calafrios ( o ponto 4)

      Eliminar
    2. Não me lembro não, tenho uma ideia geral do que tenho pensado sobre o assunto (e de onde acertei e onde falhei) mas no caso em concreto não sei exactamente qual era a aposta.
      O ponto 4 é uma hipótese, não estou a dizer que é o que vai acontecer (tenho as maiores dúvidas, em especial sobre a sopa dos pobres) nem que os problemas dos accionistas não se reflictam no banco (reflectem, para já, no principal activo que se pode ter numa sociedade capitalista, em especial quem trabalha na finança, a reputação) mas de que forma e com que magnitude é uma coisa muito difícil de prever. O regulador diz que não há problema, o mercado diz que tem dúvidas, os dois podem ter razão porque o regulador pode estar a falar no presente, e o mercado a pensar no futuro.
      Vamos ver, vamos ver, mas o simples facto de se terem hoje muito mais garantias sobre a separação de responsabilidades entre o grupo espírito santo e o banco é um grande avanço em relação ao que se passava há poucos anos.

      Eliminar
  3. Calma que isto ainda pode dar uma asneira de proporções épicas veja-se http://www.bloomberg.com/news/2014-07-14/nomura-said-to-have-threatened-to-seek-espirito-loan-repayment.html e cito:
    “Failure to repay the loan could have triggered multiple defaults across companies within the Espirito Santo group, said the people, who asked not to be identified because they weren’t authorized to speak publicly. ”

    Como diria o inglês, do Caramelo, de visita a Coimbra sem ir ao Ingote, that, multiple defaults, my friend is major shit…

    Peço desde já desculpa pela escatologia.

    Leitor

    ResponderEliminar
  4. Agarram-se às vossas carteiras e digam proovavelmente o último adeus http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/carlos_costa_diz_que_ha_accionistas_interessados_em_participar_em_eventual_aumento_de_capital.html

    Leitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O drama adensa-se Bradesco is out http://www.bloomberg.com/news/2014-07-31/bradesco-said-not-to-be-planning-bes-capital-contribution.html .

      Dados os acontecimentos, kitchen sink is not enough dizem no FT http://video.ft.com/v/3706374478001, a haver privados, estes quererão uma garantia http://www.publico.pt/economia/noticia/gestao-do-bes-banco-de-portugal-e-governo-estudam-apoio-estatal-1665043 .

      Não é difícil adivinhar quem serão os beneméritos que a concederão...

      Leitor

      Eliminar