quinta-feira, 8 de maio de 2014

Edward Said dá voltas no túmulo

O Oriente só existe através do Ocidente.
Que tristeza.

8 comentários:

  1. Não vale a pena. Carregaremos a culpa por tudo de errado que sucede por esse mundo. Felizmente já não berram para se perdoar a dívida doo 3º mundo. Ao menos isso.

    XisPto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isto que eu não deixo o meu filho vir aqui. Quando é que o calimero deixou de ser um pintainho fofinho e cabisbaixo e começou a falar assim, zangado e cínico?

      caramelo

      Eliminar
    2. Cínico não, Caramelo. Entre outros momentos perdi a penugem quando li isto;
      "
      A espantosa realidade das cousas
      É a minha descoberta de todos os dias.
      Cada cousa é o que é,
      E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra,
      E quanto isso me basta.
      ...
      "

      Xispto

      Eliminar
    3. Tá bem, xis, estás chateado,com a vida, estamos todos. Mas eu só estava a imaginar o calimero a bramar lá de cima do monte para a aldeia: "Lasciateme, vaffancullo, pezzo di merda, no e colpa mia!"
      Brincaderinhas de fim de semana.

      caramelo

      Eliminar
  2. Filipe, pelo contrário, parece-me que o que ela diz é que o oriente não existe apenas através do ocidente. E não está a dizer nada que o Said não tivesse dito e que lhe provocou uma ficha considerável no FBI.
    De resto, numa perspetiva histórica um pouco mais alargada (a do Said) um pequeno espaço do globo que ocupou todo o resto durante séculos, numa parte até meados do século passado, alguma culpa ou mérito terá no que aí se passa ainda agora, sem desculpar os atuais poderes nativos (Said, mais uma vez). Não eramos um raio de sol na eira, fazendo germinar a civilização que alimentava aqueles curiosos seres? Quer dizer, se uma borboleta aqui a avoar faz estragos no oriente, uma praga de gafanhotos ou pequenas fadas a avoar por lá durante tanto tempo, algum impacto terão tido. A própria China, desde que foi posta a fumar ópio pela imperatriz da outra parte do mundo, nunca mais foi a mesma. Tem-se feito pagar bem, porque uma borboleta a bater lá as asas, já faz aqui bastantes estragos.
    A Shell não tem culpa que os polticos daquela terra sejam menos civilizados e escrupulosos e a deixem poluir os seus rios e terras, estragando a vida a tantas comunidades? Falta ali o clássico: de que te queixas? Não andas de carro? (adaptar a “não comes bananas?” etc).

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A China foi não posta a fumar ópio pela rainha Vitória: se ainda desse aulas e fosse meu aluno, voltavas em Setembro.
      Quanto ao resto, palavras para quê:
      If Islamism is now a threat to western interests in growing parts of Africa, it is one that they have played a large part in creating.

      Eliminar
    2. Ou seja, confunde-se o género humano com o Manuel Germano.
      O islamismo existia em África bem antes do colonialismo , como sabes muito bem, e o seu proselitismo não era pela persuasão doce.
      Tudo o que o islão faz é provocado pelo West.

      Eliminar
    3. Está bem, mas não faz mal nenhum contar a história toda. Muito do que é hoje a África, para o bem e para o mal, resulta do colonialismo ocidental. De resto, o proselitismo islâmico é muitas vezes facilitado pelo abandono da população por parte dos governos e acho que ambos sabemos isso. E então não foi a rainha Vitória? Eu sabia que não me devia pôr a falar de drogas contigo.tenho que estudar mais.

      caramelo

      Eliminar