sábado, 28 de março de 2015

O ataque, a orientação sexual

Estou-me nas tintas para o que diz a ministra, mas não me estou nas tintas para a  campanha. A taxa de reincidentes condenados não me diz nada sobre a taxa de reincidência  dos comportamentos ( tive essa experiência em anos de trabalho com drogados, inclusive na cadeia de Coimbra).Temos casos de crianças que foram abusadas durante anos ( quando recomeçou o  criminoso?) , temos casos de crianças cujo abuso foi abafado ( conheço profissionalmente duas situações dessas, uma com um deficente). Este  maravilhoso mundo  é sub-espectacular, como podemos constatar  nos caso que envolvem sacerdotes.
Ainda assim, 18% de condenações  de indíviduos  que repetiram a coisa continua  a ser um número alto, uma vez que estamos  a falar de crianças, mas isto parece ser pouco importante. Também importante era saber como chegaram a estes dados os serviços prisionais, que estão em pé de guerra  com o governo ( ninguém é parvo): em 2012 ninguém sabia, agora sabe-se. Muito conveniente.
Depois, como escrevia Fernanda Câncio ( ao abuso sexual de menores acrescento o de crianças):


E continuam a existir muitos casos "não percepcionados", mas o que me incomoda  não são as preocupações, legítimas, relativamente  à  lei  em discussão, embora em Inglaterra ela exista  e seria bom estudar o exemplo. O que me incomoda é  a ideia lenta, segura, tenaz, que se vai espraiando: a pedofilia é apenas  uma orientação sexual. Um pedófilo que não  molestou ( não sabemos se o fará) uma criança, mas que tenha em casa centenas de ficheiros de bebés violados,  alimenta apenas uma indústria de "orientação sexual"? Pois.

5 comentários:

  1. Felizmente o erro, grave, foi corrigido a tempo Filipe.

    ResponderEliminar
  2. Desde que a ministra da justiça fez algo para conter o fenómeno da pedofilia a comunicação social, que temos, passou a tratar os pedófilos como vitimas do governo, e por este andar ainda hão-de condenar os abusados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ministra tem feito muitas asneiras ( ser desmentida pelo autor do livro que cita é deprimente), é tudo feito à pressa e em cima do joelho.

      Eliminar
  3. Um absurdo descabelado e inútil! Demasiado amplo, quase leviano. Zelando, potencialmente, interesses que não encontram a mínima justificação ponderada. A coisa poderia ter sido desenhada apenas e exclusivamente para acesso a estabelecimentos de ensino (e outros que prestem serviços a menores ou incapazes), aquando da contratação de trabalhadores (ao interessado em concorrer ser-lhe-ia exigido um determinado certificado negativo ou outro mecanismo equivalente - Uma espécie de especial tutela na proibição de acesso a profissões ou actividades.). Estou em crer que este seria pacífico, atendendo aos interesses e direitos em conflito, e corresponde a receios fundados da comunidade que carecem de especial cautela capaz de justificar tal exigência ou restrição.

    ResponderEliminar