quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Os políticos-comentadores: com Barthes e Kraus

  
Não é apenas Marcelo. De Sócrates a Pacheco Pereira ( nos últimos anos), passando por Marques Mendes, Alberto João Jardim ( há uns anos) Augusto Santos Silva , Paulo Portas ( no seu tempo) etc. São os comentadores que comentam a sua própria agenda política.
A política efeito de palco é ampliada na labuta do político-comentador. Cada  situação é gerida  com a objectividade do tarot. Ele  é, ao mesmo tempo, o Escolhido  e a Papisa: joga, interpreta e esconde. Como dizia Kraus, ele ganha à custas dos que não jogam. Isto porque, o espectador, maravilhado pelas vestes  do Escolhido para comentar, esquece que o que lhe mostram  - a análise da situação ou do caso do dia - é o que existe apenas naquele momento do comentário. Tudo o que lhe é ocultado é remetido para  categoria do irrelevante a que só os tolos dão importância. E o espectador não é tolo.
Estes trabalhos dependem da linguagem e de outras ferramentas. O político-comentador apresenta-se como organizador do mapa do inexplicável ( Barthes)  . Ele é o decifrador, reduzindo a política ao  ao caso policial, dedicando-se febrilmente a fazer cessar o terrível porquê das coisas . Se o  caso do dia é uma arte de massas ( Barthes), o caso do dia político  é para o político-comentador  uma oportunidade  de interpretar  a ambiguidade do racional/irracional e do inteligível/insondável. O caso do dia fornece-lhe a ferramenta  que o espectador espera ver ser utilizada para ir dormir, seguro de que percebeu tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário