quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Socialista a sério


Ser socialista a sério é ser como Camus.  Não é ser cavaquista  arrasa indústrias nacionais-constrói betão  e deputado europeu num dia  e revolucionário no outro; e vice versa . 
Este conjunto de crónicas sobre a Kabylie, que começa em 1935 e vai até meados de 50, pode ser lido como se de um projecto político para  Portugal se tratasse. Os baixos salários, a falta de instrução,  o défice de produção, a má gestão da coisa pública, as esmolas da metrópole.
Ser socialista a sério implica um compromisso com valores e ideias mais  sólidos  do que um junco que flana ao sabor do vento. Ou, pelo menos, mais sólidos do que a simples vaidade.

5 comentários:

  1. Subscrevo. (E isto não se aplica só aos socialistas.) A vaidade, em si mesma, não me incomoda, mas incomoda-me algo que é muito frequente: a vaidade de uma pessoa ser maior do que ela própria.

    ResponderEliminar
  2. Outro socialista a sério é o inspirador Mujica. No entanto não é particularmente admirado e referido pela esquerda mais presente nos media. Preferem incensar uns pavões mentirosos como Varoufakis, Pablo Iglésias ou Hugo Chávez.

    ResponderEliminar