segunda-feira, 16 de março de 2015

Mujica: faz de conta que não disse nada

Grande  entrevista de Mujica, o ainda presidente do Uruguai, publicado na revista do Expresso de 7 de Março. Um homem de esquerda que vive numa casa de telhado de zinco, que legalizou o haxixe mesmo que o deteste, que recusa a ideia saudosista. Tem o ar de um velhinho de aldeia, não excita os bem pensantes.
Mujica não vive na miséria, como troçam os esquerdinhas quando lhes apontamos a sublime coerência se de desejar uma república socialista sem classes enquanto  se faz uma vida devotada ao último luxo disponível. Não é uma questão de coerência, é uma questão política, como demonstra Mujica.  Querer para o outros uma vida que recusamos para nós é uma insuportável ideia moralista, tão asquerosa como a do conservador que de manhã papa a hóstia, celebra a virtude  e execra os os pobres piegas, mas  à noite papa putas   e desvia dinheiro para paraísos fiscais. Em ambos os casos, a assertividade das palavras esconde  a recusa do compromisso. Com Mujica, não.
Sobre a ideia do passado melhor, Mujica acerta nos pedantes que desprezam sempre o presente em nome do passado glorioso.  Trata-se muitas vezes de simples reflexo egóico, o velho ( ou o maduro), fixado na juventude, pretendendo um regresso impotente e narcísico.


Sem comentários:

Enviar um comentário