quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Un certain regard

Se o PàF vencer  dia 4, existirão dois  derrotados: um sistema e uma ideia.

1) O sistema mediático
Assente  na  produção universitária de inspiração marxista e pós-marxista (zizeckiana), cujos agentes, de forma esmagadora  concentrados em Lisboa,  e jovens,  reproduzem  a ideia da esquerda cultural. Este sistema foi o mesmo que ampliou  as invectivas de fascista  a Augusto Santos Silva e autoritária salazarenta a Maria de Lurdes Rodrigues  no consulado de Sócrates ( na educação) e de neoliberal a Correia de Campos. 
Será um sistema derrotado porque fez tudo o que podia para que o PàF não vencesse. Bravo.

2) O ódio à  pequena burguesia
Quem pagou estes anos foi essencialmente a classe média. A classe média foi sempre humilhada pela esquerda bem pensante: desde 1975 que é uma mole anlafabruta e ígnara. Do gozo com a maison do emigrante ( agora  têm muita pena deles) ao epíteto de mentalidade merceeira (entre dezenas de exemplos), este  ódio esteve sempre bem presente na matriz da esquerda bem pensante.
Pois bem, o merceeiro, a rapariguinha do shopping, o emigrante, é que foram apertados, mas fazem umas contas simples. Durante estes anos penaram enquanto  ouviram a esquerda bem pensante ( e algumas aves de arribação) apregoar o caos e a inutilidade do seu esforço. Não gostaram e não querem ser,  de novo, mulas de carga.

6 comentários:

  1. E haverá vencedores. Mas esse estão na moita e não convém falar desses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sei de que falas, para mim quem ganha é sempre a liberdade, seja quem for que vença as eleições.

      Eliminar
  2. Há, caro FNV, sobretudo, no sistema mediático, uma profunda derrota do deslumbramento! O deslumbramento da vulgaridade!! O chamado sistema mediático de referencia, parece-me, perdeu as referencias com a realidade e com os portugueses. De uma vulgaridade confrangedora, e em crescendo. (note-se, a título de exemplo, a forma como, na actual crise de refugiados, sem qualquer análise crítica demonizam uns e enaltecem outros - O Luis Naves tem acrescentado exemplos - E sempre acompanhados pelo tom da histeria infantil disfarçada de compaixão). Temo, sinceramente, que o sistema mediático se torne absolutamente irrelevante!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Baptista da Silva foi um sintoma, de facto.

      Eliminar
    2. O inolvidável Baptista da Silva que tanto enterneceu os media de referencia!!

      Eliminar