quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

E se

Tendo sabido, pela blogosfera, que o advogado de Sócrates deu mais uma entrevista, desta vez à RTP1, fui ouvir o sempre extraordinário João Araújo. E confirmei o que já suspeitava: a estratégia da defesa do ex-PM consiste em 1) descredibilizar a acusação por todos os meios e 2) negar a origem ilícita dos milhões que circulavam entre os seus bolsos e os de Carlos Santos Silva. Para concretizar 1), Araújo citou extensamente um blogue secreto de juízes e procuradores que se dedicariam todos os dia a "garotadas" como a de prometer enfiar o cachecol do Benfica pelo gasganete de Sócrates abaixo, ao que parece em desagravo pelo uso impróprio de símbolos do Glorioso, embora ressalvando, como não podia deixar de ser, que o juiz Carlos Alexandre nada tem a ver com o dito blogue...
 Depois da "malandragem" invocada por Soares, os apologistas de Sócrates apelam agora à "garotagem".  E tudo isto na televisão pública, em horário nobre. Que mais nos estará reservado?
Tudo indica que Sócrates e a sua claque não terão qualquer prurido em arrastar o sistema de justiça para a lama. O que me levanta algumas dúvidas. O que é que acontecerá à investigação com um Ministro da Justiça socialista? E se o juiz e o procurador temerem o pior e decidirem acelerar as coisas para levar Sócrates a tribunal antes de o país ir a votos? E que impacto terá nas eleições a conclusão do inquérito, vá ou não Sócrates a tribunal?
Só tenho uma certeza: os próximos meses não vão ser bonitos.

4 comentários:

  1. O facto mais relevante é que temos um homem preso sem acusação e sem caução. Que diferença em relação a outros poderosos. De seguida, por estar preso, a acusação tem mais força pública embora não esteja ainda feita, ou seja Sócrates está numa posição muito pior do que a acusação que só de tê-lo preso já o convenceu a si e a muitos outros de que ele é culpado e que qualquer outro veredicto vai ser manipulação do PS (se estiver no governo) ou da maçonaria (se o PS não estiver no governo).

    Depois temos 1)ou uma série de invenções de jornalistas notícias na imprensa, 2)ou uma série de fugas de informação de gente que está a trair a sua função e a da justiça, 3)ou uma série de invenções de gente ligada à justiça/acusação, 4)ou um mix destas três hipóteses.

    Qualquer um destes 4 cenários já é arrastar a justiça para a lama. E isto tudo ainda antes de Sócrates ou o seu advogado tenham dito a primeira palavra. Eu vejo as palavras da ministra e agora as suas como uma tentativa de influenciar a justiça, ou seja, se não condenar foi porque foram dominados pelo PS.

    É uma anomalia completa que a ministra da justiça ainda esteja no seu cargo. As palavras dela sugerem uma justiça permeável ao PS, enfim, a sra. é mais uma das piadas de mau gosto do actual governo.

    João.

    ResponderEliminar
  2. uma pessoa acusada deve defender-se concordando com o acusador?

    ResponderEliminar
  3. Este processo divide a sociedade portuguesa não entre apoiantes e detractores de José Sócrates mas sim entre os que são inteligentes e possuem boa fé e os outros. Talvez até seja mais fácil a quem nunca votou nele perceber que, até agora, no caldo mediático-judicial, não se observam evidências de existir mais interesse em investigar e condenar crimes do que em perseguir uma pessoa e eliminar, fora das urnas, uma representação política de que se discorda. Ver uma parte das elites assistir ao fenómeno com boçalidade e jocosismo primitivo é uma tragédia.

    ResponderEliminar
  4. Dá-se, claro, a extraordinária coincidência de que os apoiantes de José Sócrates são os inteligentes e de boa fé e os outros são os boçais e jocosos primitivos. Realmente, não se percebe como é que não libertam já o homem...

    PP

    ResponderEliminar