segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Haxixe nas farmácias?

O que penso sobre o assunto escrevi-o aqui, com o apoio da FCT, em artigos avulsos ( até na extinta Atlântico) e neste arquivo. A entrevista ao Observador dá  também um lamiré.
É bom referir que comecei por ser um homem  do terreno. Estagiei e depois trabalhei cinco anos  na primeira Unidade de Desintoxicação do então SPTT ( agora SICAD) e para  a Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, no primeiro programa nacional de troca de seringas. Só depois do terreno, e do enfado com os burocratas  da toxicoterapia, incrivelmente  ignorantes do que tratavam,  comecei a estudar a geopolítica de drogas.
A declaração da ministra da Justiça vale pelo efeito de palco. Como comparo o haxixe ao álcool ( eu e gente muito mais qualificada, da neuroquímica), não alcanço a lógica de transformar as farmácias em dispensário de charros. Se, por outro lado, a declaração for para abanar  o sistema - pôr a falar e a discutir -, então vale  a pena abordá-la.
A proibição, sistema falido e ineficaz ( excepto para os riquíssimos produtores, comerciantes e autoridades corruptas), só será modificada através de experiências localizadas e controladas. Foi assim que ela se construiu entre  1908 ( Manila)  e 1961 ( Nova Iorque). Pode começar pelo haxixe, mas o bulk será sempre desenhado  pela  cocaína, heroína e novas drogas de síntese.
A produção, ao contrário do que se diz, não é o osso. Os proibicionistas dos anos 50, é verdade, atacaram-na, mas apenas  no plano político. Ou seja, em termos  simples, ilegalizaram-na. Sobretudo no ópio, o lucro da produção passou dos Estados para as guildas privadas ( ver o arquivo).
 Não esquecer a coincidência. Depois da Single Convention de 1961, com as terríveis drogas muito proibidinhas graças aos esforços dos americanos ( o FBN e Aslinger à cabeça), foi precisamente nos EUA, que, nos finais dos  míticos anos  60, se deu a explosão de consumo...

1 comentário:

  1. Perfeitamente. Um plano congruente que passe ou parta do SNS com o controlo da produção pelo SNS e a respectiva prescrição médica. Sim, converter as drogas (duras, sobretudo) naquilo que, verdadeiramente, são, drogas. E, consequentemente, colocá-las nos circuitos de distribuição próprios, das drogas, nas farmácias, sob controlo médico e administrativo do SNS. A coisa sempre me pareceu evidente!! Mas não falem da construção de um plano a partir do termo "liberalização das drogas". Liberalização, só se for da aspirina!!

    ResponderEliminar