segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

As alternativas sempre existiam

E depois dos gregos, António Costa vai pedir indemnização aos franceses por causa das invasões napoleónicas e Angola vai pedir a António Costa indemnização  por 440 anos de colonialismo.
E há mais, muitas mais, seus bimbos do pensamento único...

6 comentários:

  1. Caro FNV,

    Há uma diferença: no caso Grego, o montante foi-lhes atribuído e foi aceite pela Alemanha, no âmbito de uma negociação multilateral.

    ResponderEliminar
  2. os gregos ainda não pagaram a guerra da libertação do Império Otomano,
    que nunca devia ter ocorrido

    podem e devem boicotar-lhes o turismo

    ResponderEliminar
  3. E a maquia que aquele intendente dos Acores vai conseguir sacar aos "Amaricanos" pela desertificação das Lajes na ilha Terceira e pela importação de emigrantes para morrerem a caçar Baleias em Nantucket, MA,
    enquanto se 'promenavam' em Martha's Vineyard?
    Ai é que não vão faltar borlas p'ra tanta malta - bem melhor que nascer Noruegês!

    Jorg

    ResponderEliminar
  4. Estive a pesquisar melhor as condições do perdão oferecido à Alemanha em 1953.

    A redução da dívida foi de 62%
    O pagamento do restante ficou indexado ao valor de 5% das exportações ao ano, com a condição de esses 5% não serem absolutamente necessários para a estabilidade económica da Alemanha. Para além disso a Alemanha durante a ocupação da Grécia fez um empréstimo em nome do governo grego que ficou com o governo grego. Isto para além da destruição que deixou. Ora a Grécia fala de uma dívida alemã que é o conjunto do empréstimo que a Alemanha fez em nome da Grécia e os custos da reconstrução do que os alemães destruiram.

    A Alemanha diz que 70 anos depois este tema já não tem legitimidade. Isto é fácil de dizer quando estes 70 anos foram, quanto à dívida alemã, ocupados com perdões e facilidades imensas.

    Que se faça o mesmo para a Grécia de modo que daqui a 70 anos ela também possa dizer que o que falte pagar já é história antiga que deve ser esquecida.

    Vale a pena ler isto para termos uma ideia das condições que foram dadas à Alemanha (para muitos não valerá de muito porque para eles em termos de endividamento, os gregos consumirem demais é pior que os alemães lançarem uma guerra mundial em conjunto com uma indústria de extermínio de um povo):

    http://cadtm.org/The-Marshall-Plan-and-the-Debt

    João.

    ResponderEliminar
  5. ou seja, a alternativa é: vê se tens contas antigas da II Guerra-

    que saudade do tempo em que só os serventários do governo não viam que havia mil formas diferente de tratar dese assunto austeritário....

    ResponderEliminar
  6. A alternativa é um programa parecido com o que a Alemanha recebeu. Essa é a luta da Grécia e não propriamente cobrar as dívidas da II guerra embora não haja motivo para que não as mencione só para que não esqueçamos que a Alemanha também gosta de não pagar dívidas.

    João.

    ResponderEliminar