quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Comprimidos para a memória

Ao minuto quatro, Varoufakis ( 2013)  diz que o caído em desgraça Samaras é da extreme right wing  e que há fotografias dele com nazis nos anos 80.  Nessa altura havia princípios. Agora  é de mau tom falar em "extrema" qualquer coisa.
Já aqui, o estudioso , no ponto 1.2, classifica o actual parceiro de coligação do Syriza como uma partido de extrema direita cujo programa eleitoral assenta em políticas  anti-imigração, anti-multiculturalismo, repatriação  compulsiva de imigrantes ilegais e num sistema educativo orientado pela igreja ortodoxa.
O que me interessa  é a política , deixo a economia para quem sabe. E na política estamos a assistir a coisas muito interessantes. Uma delas é  esta lavagem orwellliana: para justificar a estranha  coligação, o Syriza deixou de ser da esquerda  radical e o Anel passou a ser um grupo folclórico.

8 comentários:

  1. Quem é que disse que o ANEL é um grupos folclórico?

    O ANEL é de extrema-direita, isso não há dúvida, mas não é um partido neonazi como diz o Corta-fitas. Somadas as suas posições: fortalecimento de políticas restritivas de emigração, traços de xenofobia, contra a troika, contra o multiculturalismo. Não sei se é contra a permanência da Grécia na UE. Até agora pelo que li não é contra Acho que é como o UKIP na Inglaterra. Quanto ao SYRYZA ser de extrema-esquerda, interessa dizer o que significa isso.

    João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, mas o Anel não é uma agremiação de patuscos patrióticos...

      Eliminar
  2. Se aqui o Kostas Xuxa precisar do sr. Dr. Marinho, também não vão faltar tarefeiros nos Média da Capital (e também aquele do Camões 'raccomandato') a contar-nos estórias de simpatico 'rustico'. O Populista desbragado, e outras coisas piores, deve ser pintado como um passado Maoista - uma especie de bexigas da puberdade. E, na pratica, fica com a tutela da Justiça para promover umas transferências para Salvaterra de Magos....

    Jorg

    ResponderEliminar
  3. Faz mal em deixar a economia para quem sabe porque, a este nível, da economia se poderia dizer que é a política por outros meios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez, mas não cair numa ortodoxia marxista da interpretação da realidade.

      Eliminar
    2. Nós os que "sabemos" de economia, também previmos há um ano que o petróleo ia estar na casa do 45-55 dólares hoje. Tente descobrir um economista que há um ano tenha feito esta previsão eheheh
      Carlos

      Eliminar
  4. quem é que sabe de economia? o hayek dizia que o keynes nas sabia nada de economia.

    ResponderEliminar
  5. Os extremistas estão por todo o lado https://twitter.com/yanisvaroufakis/status/562992448881041408 .

    Na Venezuela mais um prego no caixão do madurismo no se puede follar sin compromiso http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-02-04/the-755-condom-is-the-latest-indignity-in-venezuela

    Leitor

    ResponderEliminar