quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Reservador ( 6)

Alberinos raivosos:

Fazendo fé em Burckhardt, parece que o  Papa Paulo II , aborrecido com a cizânia, chamou Antonio Caffarello e  Giovanni Alberino, ordenou  que se beijassem e esquecessem a raiva. Dois dias depois, Antonio foi esfaqueado pelo filho de Alberino. Paulo II , enfurecido, confiscou todo os bens da  família Alberino, queimou as suas casas e expulsou-os de Roma. 

Muitos intelectuais europeus são hoje Alberinos. O hoje  inclui os últimos  cem anos. Sempre em nome do povo, ao qual nunca pertenceram,   entretêm-se em naifadas ( com a caneta e o teclado)  ao sabor da última moda intelectual que lhes apraz ou que  a velhice que lhes traz. Assim puderam ser maoístas, socialistas, liberais, conservadores, belicistas, enfim, quase tudo numa animada vida de duelos impiedosos. O povo foi um pretexto.

Na parte de baixo a  raiva  também cresce  viçosa. Por causa de um canto mal assinalado, enlamearam o nome de um homem. Transformaram blogues engraçados  em cloacas de claques façanhudas. Agora podem entreter-se  com este osso. Não há Papa, mas há Deus.

1 comentário:

  1. não se esqueça do depressão colectiva, por favor. só venho aqui para ser redireccionado para lá ;)

    ResponderEliminar