Endividámo-nos anos a fio, apanhámo-nos sem moeda própria e num tempo de batoteiros internacionais particularmente activos, afundámo-nos. Estamos, e continuaremos, a pagar com língua de palmo. A partir daqui é só histeria e originalidades:
1) Uma maioria que cumpriu o que tinha a cumprir, mas que os inteligentes das esquerdas e franco-atiradores avulsos cobriram de um manto de intenções programático-ideológicas. Não há ali ideologia nenhuma, como se viu na transformação do partido do contribuinte em partido do IRS. Há, apenas, sobrevivência política.
2) O que nos leva à segunda originalidade. Este PS, ou qualquer outro, se a maioria tivesse escorregado, apanhava as canas, o foquete, o CD do Quim Barreiros e continuava a festa. A maioria ficou, este PS espera para fazer os acabamentos. Ou querem convencer-se de que o PS do Jorge Coelho da Mota Engil, do risonho dr. Vitorino, um dos nossos Pandolfinis, e do Pina Moura da Iberdrola, é a esquerda da alternativa? Ide brincar ao lego.
3) Uma outra esquerda Aula Magna, que agrupa desde gente da campanha de Humberto Delgado a comediantes da MEO, encerrada nos restaurantes de Lisboa e em amizades de faculdade de Lisboa e para quem, literalmente, o resto do país é labregos e paisagem. Por isso se ocupam furiosamente da mutilação genital feminina e do piropo ou fundam partidos e movimentos de cada vez que se zangam ao telefone. Na maior crise desde sempre ( palavras deles), exibem o peso político de um velho PCTP/MRPP constipado. Está tudo dito.
4) Um PCP que, como numa ficção barata, apresenta caras novas com vícios velhos.
Se lerem mesmo, em vez de ver apenas o filme, encontram a explicação dada pelo príncipe de Salina a Chevalley : somos ( os sicilianos ) velhos e não mudamos porque somos perfeitos.
Não foi há muitos dias que o Jerónimo se cuspia e espumava pelo canto da boca esquerdo, a dizer que o Senhor de Boliqueime tinha votado contra a libertação de Mandela.
ResponderEliminarAbraço tipo como se chama o fiscal de linha...?
é.
Eliminaro liner? Peanuts.
(os sicilianos) e não (o sicilianos) ;)
ResponderEliminarolha..és vivo?
Eliminarobrigado.