quarta-feira, 23 de julho de 2014

Shomer



Há partes dos vários  artigos de  Paulo Tunhas e Rui Ramos sobre  a recente  ofensiva israelita em Gaza com as quais concordo.  Por exemplo, a selectividade da compaixão já  a referi aqui, a última grande  indiferença  diante da matança de judeus ( bem antes  de Israel nascer) , aqui.
Só que há outros aspectos dos artigos que são intelectualmente nulos. A equivalência historico-moral entre  as bombas isarelitas e as bombas aliadas em Colónia  ou em  Dresden releva do mais puro relativismo que  a direita  bem pensante   costuma atribuir à esquerda militante.
Por outro lado, a negação maníaca dos factos, se cheira a compaixão é à compaixão que nos suscita a mosca que acabámos de esmagar.

3 comentários:

  1. Se bem me lembro, a equivalência entre Colónia e Gaza é feita pelo Rui Ramos. O que não deixa de ser relativismo, e é até pior do que isso. É insinuar subtilmente que os palestinianos são como os alemâes de 45 e, portanto, merecem o que lhes está a acontecer. Como se os bombardeamentos das cidades alemãs pelo Churchill estivessem acima de crítica.

    ResponderEliminar