sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Autos-de-fé e Quim Barreiros

A sentença do caso "Face Oculta" foi lida hoje de manhã no tribunal de Aveiro: 17 anos de prisão para Manuel Godinho, 5 para Armando Vara, 5 para o pai Penedos e 4 para o filho Penedos. Esperemos pelos recursos, que de certeza virão, mas aparentemente a justiça funcionou.
A sentença fará correr rios de tinta nos próximos dias. Há muito a dizer sobre o caldo de cultura que alimenta a corrupção de vão de escada, e não é por estarem em jogo montantes inferiores aos dos "submarinos" e "helicópteros" que devemos desvalorizá-la. Sem que este seja o processo do socratismo, é boa altura para ler os blogues socráticos, campeões da moral e dos bons costumes. Dá sempre jeito saber o que se passa na cabeça de quem andou com esta gente ao colo.
No Aspirina B, que vive em estado de delirium tremens desde a derrota de Sócrates e correspondente exílio, aproveita-se para zurzir na Ministra da Justiça e alerta-se para um "auto-de-fé em curso", ao qual até "o maior partido da oposição" (leia-se Seguro e Costa) terão dado uma mãozinha. Se a ideia era separar o trigo do joio, ou seja Sócrates do gang, a teoria da conspiração universal contra o messias talvez não seja o melhor caminho. 
Já o Câmara Corporativa, como não podia deixar de ser, opta pela criatividade pimba-juvenil. O colectivo de anónimos está claramente mais interessados em divagar sobre Quim Barreiros e Winnie the Pooh do que sobre corrupção no tempo da outra senhora. Gostos...Pensando bem, o que é que eles hão-de dizer? Hoje é um mau dia para ser abrantes.

2 comentários:

  1. Bem, de vão de escada isso é que é generosidade! No carril dourado gamou 4 Km da linha do Tua, isso não é para qualquer um.

    XisPto

    ResponderEliminar
  2. Sim, tem razão. É sempre relativo, pelo menos em comparação com outros casos.

    ResponderEliminar