quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estranho, não é?

Não haver nenhum professor da fac de direito que refile publicamente. 
Conheço bem  alguns  que, à mesa entre amigos,  são muito libertários.

Nota: tenho familares e putos conhecidos  envolvidos nesta organização. Também tenho familiares do lado dos calados, mas hoje estou  pela rapaziada.

7 comentários:

  1. O que mói mais é o ridículo, que o debate lá se fará, até na mesma universidade. O Santos Justo é uma figura patrícia, mestre de direito romano, e lá terá achado que a sua fac já teve há quarenta anos uma quota excessiva de debate politico, tão ao arrepio da tradição. Poderia espantar o silêncio dos professores mais “politicos”, na verdadeira aceção, os de constitucional, sobretudo o Canotilho e o Vital Moreira, ou o Jorge Leite, mas aquela fac é um muito especial microclima bizantino e essas coisas não se fazem assim. Há sempre as velhas tertúlias dos cafés, para não se conspurcar o paço. Espero bem, constrangido, que o prof. Marcelo, num próximo fim de semana, aproveite para dar umas bicadas na escola rival de Coimbra.

    caramelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo Vital Moreira que é responsável pelo Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democracia (http://www.fd.uc.pt/igc/medhd.html) e publica louvores a Angola (http://causa-nossa.blogspot.co.uk/2008/07/louvor-de-angola.html; http://causa-nossa.blogspot.co.uk/2008/05/angola.html)?

      Eliminar
    2. Carlos, com licença: "O mesmo Professor Doutor Vital Moreira que é...." etc, etc. Assim é que é. Foi agora elevado a professor catedrático pela sua universidade.

      caramelo

      Eliminar
    3. Caramelo, tem razão, esqueci-me: em Portugal, o respeitinho é muito bonito. Um gajo vem para o meio dos bárbaros e dá nisto. Calhando de estar com o Vital, faça-me o favor de lhe apresentar as minhas desculpas. Fico-lhe grato.

      Eliminar
  2. Quando li a notícia pela primeira vez, admiti que pudesse haver algum exagero por parte da imprensa (não seria a primeira vez) e que certamente os motivos seriam outros. Sendo como é, é algo que vai contra o que uma universidade é (ou melhor, deveria ser): um espaço de pensamento e de confronto de ideias.
    Quanto aos professores que se calam, devo dizer que os considero ainda piores do que o director da faculdade. Falar de liberdade à mesa de um café é uma coisa, lutar por ela, arriscando pagar o preço, é outra. Só valorizo a segunda.

    ResponderEliminar
  3. Misturar "isenção partidária" e "debate ideológico" é todo um programa. Rejeitar o segundo com fundamento no primeiro é...triste. Numa fac. de Direito é abstruso.

    ResponderEliminar
  4. "Quanto aos professores que se calam, (...)" ...talvez fosse intreressante analisar o porquê do silencio...

    ...conluio ? ...ou antes um "deixa-me tar quieteinho, se não ainda levo..." ???

    ResponderEliminar