terça-feira, 3 de junho de 2014

Pena capital

Thomas Piketty, um economista francês que não conheço (o que só abona a seu favor), publicou recentemente um livro não li (o que só a seu favor abona), intitulado O Capital no Século XXI. Talvez pelo título, talvez pela fome de maîtres à penser, o livro foi saudado como o novo Das Kapital e o seu autor como o novo Marx.
Pois bem: acabo de saber pelo Observador que Vítor Gaspar (esse mesmo, o nosso querido ex-Ministro das Finanças) leu, gostou e recomenda.
Enfim, o costume. A esquerda tenta salvar o mundo, vem a direita e estraga tudo.

5 comentários:

  1. Se Gaspar gosta, temo que se trate unicamente de uma base de dados com boa reputação académica e um excel sem erros. Ele tem, manifestamente, falta de sensibilidade para outras dimensões... Eu, quando oiço falar em novo Marx e salvar os oprimidos, puxo logo da lupa para procurar o visionarismo judaico-cristão e quanto a isso a recensão nada diz, mas vou comprar.

    XisPto

    ResponderEliminar
  2. Não foi bem assim Pedro.

    Primeiro veio a Esquerda, que confundiu títulos, comparou o homem a Marx apenas com base nas conclusões que o autor fez. E no título. Posto isto, a Direita, sem ler própriamente o livro (porque a Esquerda o elogiou e por isso não deve ser bom) e com base num artigo do Financial times, veio colocar em causa, descredibilizar o autor e dizer que os da Esquerda mostram preferencias conforme as conclusões que os autor de diferentes estudos chegam. Finalmente, veio o senhor Vitor Gaspar, num momento em que já se assumiam posições nas trincheiras sem verdadeiramente ninguém ter lido o livro, estragar tudo. Isto há coisas que não se fazem!

    Daniel

    ResponderEliminar
  3. Não me incomoda nada que o Gaspar goste do livro e o recomende, pelo contrário. Nunca ninguém o acusou de ser burro, apenas de ser um funcionário demasiado fiel e zeloso da troika.

    caramelo

    ResponderEliminar
  4. Bem, parece que é mais interessante do que eu contei...

    ResponderEliminar
  5. Bem, parece que é mais interessante do que eu contei...

    ResponderEliminar